top of page
African-Motifs.jpg
African-Motifs.jpg
African-Motifs.jpg
African-Motifs.jpg
African-Motifs.jpg
African-Motifs.jpg
African-Motifs.jpg
African-Motifs.jpg
VETOR ASSOCIAÇÃO BAOBÁ.jpeg
EBOOK MECA (4).png

MECA

Autoras e Organizadoras: Maria Cândida Dâmaso; Sara Alves; e Simone Aparecida dos Passos.

Resumo: A dedicação deste estudo deu-se no transcorrer da escuta e interpretação sobre o papel do Movimento Experimental de Cultura e Arte (MECA) e do Teatro Vianinha no fomento da cultura na cidade de Ituiutaba – MG, entre os anos de 1970 e 1980. 


Ano da Publicação: 2023

EBOOK PERSONALIDADES NEGRAS DE NOSSOS TERRITÓRIOS.png

PERSONALIDADES NEGRAS DE NOSSOS TERRITÓRIOS

Organizadoras: Luciane Ribeiro Dias Gonçalves e Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira.


Resumo: O presente ebook é resultante de uma das diversas atividades avaliativas do Curso de Formação Docente em Educação para as Relações Étnico-raciais, oferecido de forma virtual, para interessados/as, na implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, nos diversos espaços sociais. O referido curso tem mais de dez anos de existência.
 


Ano da Publicação: 2023

EBOOK MULHERES NEGRAS E SUAS JORNADAS .jpg

MULHERES NEGRAS E SUAS JORNADAS

Autores e Organizadores: Luciane Ribeiro Dias Gonçalves, Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira e Maria Aparecida Augusto Satto Vilela. 


Resumo: 
A organização deste livro de microbiografias compõe o primeiro volume da Coletânea (Afro) diálogos. A realização desta proposta busca refletir a sociedade brasileira e as marcas da invisibilidade da mulher em geral, acentuando-se às mulheres negras, cisgênero e transexuais.A pesquisa realizada apresenta a trajetória de mulheres negras da cidade de Ituiutaba. 


Ano da Publicação: 2023

EBOOK AFROPOESIA EM CENA .png

JOVES ESCREVIVÊNCIAS  EM CENA

Autores e Organizadores: Herlan Oliveira Matildes, Luciane Ribeiro Dias Gonçalves e Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira.


Resumo: 
A organização deste caderno de Escrevivências compõe o segundo volume da Coletânea (Afro) diálogos. Este volume, trará as experiências vivenciadas no Projeto Afrocientista, sediado NEABi PONTAL, com atividades que ocorrerão de março a abril. O referido projeto é nacional, coordenado pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as negros/as (ABPN), e financiado pelo Instituto Unibanco.


Ano da Publicação: 2023

EBOOK A MENINA QUE OLHAVA PARA O CÉU (20 × 30 cm) (2).png

A MENINA QUE OLHAVA PARA O CÉU 

Autores e Organizadoras: Amanda Matias e Simone Aparecida dos Passos.

Resumo: Os transtornos de Ansiedade são os quadros psiquiátricos mais comuns na infância e na adolescência no século XXI, esta obra de literatura infantil aborda tal tema, a protagonista é uma menina de nome Tais, e ela vive a aventura de esquivar-se dos intensos momentos de ansiedade.





Ano da Publicação: 2023

EBOOK Diálogos reexistentes com a educação para as relações étinicos-raciais e a educação

Diálogos reexistentes com a educação para as relações étnico-raciais e a educação de jovens e adultos

Autores e Organizadores: Luciane Ribeiro Dias Gonçalves e Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira, 

Resumo:
Este livro resulta dessas ações extensionistas realizadas na Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal, decorrentes de dois projetos distintos, mas interligados pelas ações desenvolvidas, tanto pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para as Relações Étnico-raciais (NEPERE), quanto pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas do Pontal (NEABi Pontal): o Curso de Formação Docente em Educação para as Relações Étnico-raciais e Fórum Trieja.


Ano da Publicação: 2023

EBOOK 35 ANOS DE CONGO REAL .png

35 anos de Congo Real

Autores e Organizadores: Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira, Fabiano Nogueira do Nascimento e Maria Abadia de Oliveira.

Resumo: Este livro retrata a história, memória e tradição do Terno Congo Real. As imagens retratam 35 anos de resistência da cultura afro-brasileira na cidade de Ituiutaba-MG.

Ano da Publicação: 2022

Capa eBook (A4) impressão.png

VOZ PRETA

Autores e Organizadores: Marcelo Vitor Rodrigues Nogueira, Luiz Gustavo de Souza Araújo e Luciane Ribeiro Dias Gonçalves:

Resumo: Esta obra é uma Edição Especial dos trabalhos apresentados no VI  Congresso Étnico-racial (2021), que busca fomentar a produção científica em relações étnico raciais que possibilitem um movimento teórico e fundamentem a prática social, contestando preconceitos e discriminações a indivíduos e grupos sociais e/ou culturais.

Ano da Publicação: 2022

Logo Editora Baobá.png

CNPJ nº : 45.970.439/0001-85

Rua: Das Margaridas, 226.

Residencial Cidade Jardim-Ituiutaba-MG.

CEP: 38307-843

editorabaobapontal@gmail.com

34 997734890

bottom of page