II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL

1.jpg

A Associação BAOBÁ em parceria com a Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FUMZUP), ONG VÂNIA LAFIT e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABi PONTAL/UFU), realiza a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (II COMUPIR), para participação da V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CONAPIR), propondo o debate sobre o tema: "O Pontal do Triângulo Mineiro frente ao enfrentamento ao racismo e às outras formas
correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós". O evento será organizado por instituições, movimentos sociais, grupos culturais e entidades que desenvolvem ações voltadas ao enfrentamento do racismo no Município de Ituiutaba.

Dia 15 de fevereiro de 2022, às 18:00  Carga Horária Total 30 horas

OBJETIVO GERAL

Promover o debate sobre identidade negra e promoção da igualdade racial, especificamente na região do Pontal do Triângulo Mineiro e região, destacando aspectos da sua construção tendo como referência o movimento negro no Brasil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Estimular o intercâmbio entre os movimentos sociais e a universidade.

• Ampliar o compromisso do governo Municipal e da sociedade com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade como fatores essenciais à democracia

plena e ao desenvolvimento com justiça social no Brasil.

• Incentivar a interação regional nas ações que atendam às populações vítimas de discriminação, xenofobia e intolerâncias correlatas.

• Fortalecer os órgãos de promoção da igualdade racial e de combate a intolerâncias correlatas.

EIXOS DE DISCUSSÃO

01 - EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

Debatedores convidados: Marivania Xavier Cavalcanti Costa

Este Grupo de trabalho busca a promoção de uma educação antirracista em todos os níveis educacionais, educação básica, técnica, ensino superior e mestres do saber que desenvolvem programas e projetos educacionais junto à comunidade.

02 - CULTURA, RELIGIOSIDADE E JUVENTUDE NEGRA

Debatedores convidados: João Antônio Alves

Este grupo de trabalho está centrado nos debates culturais afro-brasileira e religiosidade, que compõe um conjunto de manifestações culturais do Brasil que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil Colônia até a atualidade.

PARTICIPAÇÃO E INCLUSÃO

Debatedores convidados: Luiz Gustavo de Souza Araújo

Este Grupo de trabalho tem como objetivo o Direito à igualdade de oportunidade e à não discriminação de pessoas com deficiência, vitimas de violência, que sejam egressas ao sistema prisional, entre outras que se relacionem com as descritas acima. O desenvolvimento dos debates está centrado em oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos, visando a prevenção e punição de todos as violações de Direitos Humanos.

PÚBLICO ALMEJADO

Discentes e docentes da Universidade Federal de Uberlândia, e membros da comunidade interna e externa à UFU.

LOCAL DE EXECUÇÃO

Universidade Federal de Uberlândia